logo Home  |  About  |  Contact

Portugal: Treemap

Mapa ortogonal da área e população municipal portuguesa

Este é um dos primeiros, ou porventura o primeiro exemplo da aplicação de um método de visualização Treemap à distribuição da área e população municipal portuguesa. Neste caso particular e devido à sua divisão ortogonal, este método permite um percepção imediata dos variações quantitativas entre os 308 municípios portugueses, consoante a sua área e população.

Este método criado por Ben Shneiderman, da Universidade de Maryland nos EUA, em 1991, tem sido recorrentemente usado em projectos que lidam com a visualização de informação hierárquica num espaço restrito. O seu algoritmo base tem sido também expandido em outras aplicações, tais como Circular Treemaps e Voronoi Treemaps. Os dois exemplos mais famosos do método Treemap são o Map of the Market de Martin Wattenberg e o Newsmap de Marcos Weskamp.

A verdadeira vantagem do método surge na utilização de subdivisões e inserção de variáveis estatísticas, o que será explorado futuramente em outros artigos. Esta visualização está ainda em desenvolvimento e será aperfeiçoada continuamente.

Discrepâncias (Lisboa e Porto)


(Fig. 1) Distritos de Lisboa e Porto - Área Total   (Fig. 2) Distritos de Lisboa e Porto - População Total
 
 

Através deste método de visualização, algumas discrepâncias entre os vários distritos e municípios portugueses tornam-se óbvias. Aqui em análise pode ver-se como o distrito de Lisboa e Porto, coluna esquerda e direita respectivamente, se modificam significativamente quando se alterna entre área total (fig.1) e população (fig.2). Em destaque estão também os dois municípios mais populosos do distrito de Lisboa (Lisboa e Sintra) e do distrito do Porto (Vila Nova de Gaia e Porto) que são coincidentemente os 4 municípios mais populosos do país, perfazendo um total de 1.476.916 habitantes (14% do total nacional).

Notas:

A população total é baseada na Estimativa Anual da População Residente (INE) para o ano de 2005.
Última actualização destes dados: 28 de Março de 2007.

Sources

  1. INE - Instituto Nacional de Estatística
    http://www.ine.pt/
     
  2. ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses
    http://www.anmp.pt/